terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sistema Esquelético

O aparelho locomotor é formado, por cinco sistemas: Sistema nervoso, sistema cardiovascular, sendo os principais, Sistema esquelético, articular e muscular. O aparelho locomotor é responsável pela estabilidade e pela mobilidade do corpo humano em todas as posições, tais como: na deambulação, e nas atividades físicas.
As superfícies ósseas articulares são revestidas por cartilagens que servem de amortecedores. Com a realização de movimentos, há um atrito entre estas articulações, é natural que ao longo dos anos haja desgaste entre elas, dentro de determinados limites, compatíveis com a profissão, com a idade, com o sexo e outros fatores. Além dos acidentes que podem causar fraturas e outras lesões.
O sistema esquelético é o conjunto de órgãos que constituem o esqueleto, ou seja é a armação do corpo, formado por ossos que protegem os órgãos vitais.

Os ossos são definidos como, peças duras e calcificadas, eles apresentam duas substâncias (tipos): compacta (densa e sólida) e esponjosa (cujos espaços são preenchidos pela medula óssea). Podendo coexistir em quantidades diferentes em um mesmo osso.
No tecido ósseo predomina a substância intercelular sobre os osteoblastos e osteocitos.
Osteoblastos são as células provenientes das células osteoprogenitoras, são responsáveis pela síntese do componente orgânico da matriz óssea, colágeno, proteoglicanos, glicoproteínas. Os osteoblastos localizam-se na superfície do osso, formando lâminas de células cuboides a colunares.
         Osteócitos são células maduras derivadas dos Osteoblastos, residentes em lacunas da matriz óssea. Há de 20 000 a 30 000 osteócitos por mm³ de osso. Apesar de os osteócitos abandonarem a função de secretar a matriz óssea, eles permanecem secretando substâncias necessárias à manutenção do osso. Os Osteócitos, inversamente aos Osteoblastos, possuem Retículo Endoplasmático Rugoso escasso e aparelho de Golgi atrofiado uma vez que abdicaram de sua função secretora da matriz orgânica óssea.
        
         As funções principais dos ossos podem ser assim resumidas: sustentação, proteção, hemopoese, armazenamento de íons e sais minerais, alavanca e movimento. Para permitir maior ou menor movimentação os ossos estão articulados.
Referência Bibliográfica:

  Tratado de Histologia, Capitulo 7 Cartilagem e Osso, Gartner, Segunda Edição.
   Tratado de anatomia Sistêmica Aplicada. Volume 1/ Cap. 8 - Liberato J. A Di Dio. - 2°ed, - São Paulo: editora Atheneu, 2002.