domingo, 19 de agosto de 2012

Causas e tratamento da bronquite infantil




A bronquite é uma inflamação dos brônquios, acompanhada de tosse e expectoração. A bronquite é uma inflamação das principais vias aéreas para os pulmões.

A bronquite pode ser de curta duração (aguda), ou crônica, ou seja, que dura por muito tempo e aparece com frequência.

Causas da inflamação dos brônquios

Deve-se, na maioria dos casos, a um catarro ou a uma gripe. A bronquite aguda, geralmente segue a uma infecção respiratória, e afeta inicialmente o nariz, os seios paranasais e a garganta, e logo se propaga até os pulmões. Algumas vezes, uma pessoa pode adquirir outra infecção bacteriana (secundária) nas vias respiratórias. Isso significa que, além dos vírus, existem bactérias que estão infectando as vias respiratórias.

As crianças correm riscos de bronquite aguda, se:

Os bebês e crianças pequenas têm maior risco de bronquite durante seu desenvolvimento, se seus pais fumam, ou se têm uma doença cardíaca ou pulmonar adjacente.

A bronquite crônica nas crianças

A bronquite crônica é uma infeccção de longa duração. As pessoas têm tosse que produz mucosidade excessiva. Para fazer o diagnóstico de bronquite crônica se requer que a pessoa tenha tosse com mucosidade durante a maioria dos dias do mês, durante pelo menos 3 meses.

A bronquite crônica também se conhece como doença pulmonar obstrutiva crônica, ou como EPOC, para abreviar (O enfisema é outra variante de EPOC). À medida que esta infecção se agrava, a pessoa apresenta cada vez mais dificuldade para respirar, tem dificuldade para caminhar ou realizar esforços físicos e pode precisar de oxigênio suplementar de maneira regular. A fumaça dos cigarros, é a principal causa de bronquite crônica. A gravidade da doença, muitas vezes depende de quanto tenha fumado ou por quanto tempo tenha sido exposto à essa fumaça.

Os seguintes fatores podem agravar a bronquite: a poluição do ar, certas ocupações (como a extração de carbono, a fabricação de têxteis e a manipulação de grãos), as infecções e as alergias.

Tratamento da bronquite

Em geral não requer tratamento antibiótico. Para amolecer o muco, convém que a criança tome muito líquido. Se a tosse for seca, convém dar um antitussígeno. Pelo contrário, se na tosse se elimina secreções, não é indicado dar medicamentos para cortar a tosse. Contribuem para reter o muco nos pulmões, situação que favorece a infecção. 

Não se necessitam antibióticos para a bronquite aguda, causada por um vírus. A infecção geralmente se resolve espontâneamente em uma semana. Pode-se tomar as seguintes medidas para alcançar algum alívio:

Paracetamol para a febre. NÃO SE DEVE admnistrar aspirina às crianças. 
Descansar.
Tomar muito líquido .
Utilizar vaporizador ou vapor no banho.
NÃO fumar perto da criança.

Tendinite no punho e a Fisioterapia


O QUE É TENDINITE?
A tendinite é uma patologia que acomete os tendões, e pode acontecer em qualquer região do nosso corpo. 
Os tendões são estruturas fibrosas constituídas de tecido conjuntivo que ligam um músculo a uma estrutura óssea. A força de contração promovida pelo músculo é transmitida ao tendão, que por sua vez move o osso, gerando os nossos movimentos.

Da mesma forma, quando um músculo recebe uma carga de trabalho excessiva ou numa posição incorreta, esta é transmitida para o tendão. A sobrecarga no tendão acarreta em um processo inflamatório na região: a famosa tendinite!
Entre os principais sintomas da tendinite estão dor e edema (inchaço) da região acometida, e em casos mais severos pode evoluir com fraqueza muscular e diminuição dos movimentos da articulação.
As causas mais comuns de tendinite são as lesões por esforços repetitivos (LER/DORT) e o posicionamento incorreto no uso do computador.

Mas o que é Tendinite no punho?

Tendinite é a inflamação dos tendões que realizam o movimento do punho e dos dedos. Os tendões localizados na região posterior do punho passam, cada um, por um trajeto estreito, que lhes confere precisão nos movimentos. Na parte palmar, os tendões flexores dos dedos passam todos em um túnel comum, o túnel do carpo. Esses trajetos são chamados de túneis e são preenchidos por uma camada fina de lubrificante, o líquido sinovial, responsável pelo deslizamento dos tendões. Quando existe inflamação também nos túneis, temos as tenossinovites.

Causas: As causas das tendinites e das tenossinovites são várias. Podem ser secundárias a um traumatismo único e importante, às doenças reumatológicas ou traumatismos repetitivos.

Sintomas: Os sintomas mais comuns são dor no punho e, eventualmente no trajeto dos tendões. Pode haver aumento do volume devido ao acúmulo de líquido nas tenossinovites. Uma característica da dor é piorar com a realização do movimento e melhora com o repouso. 

Diagnóstico: O diagnóstico é feito quando o médico examina o paciente e identifica a dor no trajeto dos tendões. A confirmação do diagnóstico é feita com exames de imagem, como a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Tratamento: O tratamento tem como objetivo a retirada da causa da inflamação. Nos casos traumáticos, o uso de anti-inflamatórios e da imobilização colaboram com a melhora dos sintomas. Nas doenças reumatológicas, é fundamental o controle da doença de base através da medicação e, eventualmente, cirurgias para retirar tecidos inflamatórios que não respondem ao tratamento de remédios. Também nos casos reumatológicos e nos casos de microtraumatismos repetitivos, além das medidas analgésicas, são necessárias orientações para fortalecimento das musculatura, melhora da ergonomia, proteção articular e economia de energia. Tais orientações podem ser feitas pelo fisioterapeuta.