domingo, 6 de maio de 2012


NEUROMIELITE ÓPTICA
   Também conhecida como doença de Devic, doença desmielinizante autoimune e rara, onde a bainha de mielina dos neurônios são destruídas por anticorpos, fazendo com que haja quadros de mialgia, cefaleia difusa, dificuldade de deambulação devido a ausência de força muscular, retenção urinária, arreflexia e quadro álgico.          A desmielinização pode ser secundária e estar relacionada... a múltiplos fatores, como intoxicações e outras possibilidades, assim também como pode ser associada com a tuberculose. Os exames feito de RM mostra a existência de lesões na substância branca, que se assemelha com o da esclerose múltipla, podendo trazer confusão ao diagnóstico.
   Esta doença é chamada de Neuro mielite óptica, porque além dos neurônios perderem a sua bainha de mielina e haver leve destruição dos axônios, há também uma perca da capacidade visual e quadro álgico ao movimentar os olhos. Nos exames de TC de crânio demonstra uma área hipodensa frontal e temporal e exames oftalmológico apresenta reflexo foto motor lento e olhar vago.

NERVO ÓPTICO - II par de nervo craniano; De função sensitiva, envia informações visuais ao lóbulo occipital do cérebro, que são responsáveis de processar informações gerando resultado de cor, tamanho, forma, distância e noção de espaço.

NERVO ÓCULO MOTOR - III par de nervo craniano; Tem a função de motricidade dos músculos ciliar esfincter da papila e grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho e responsável pela inervação dos músculos intrínsecos do bulbo ocular.
Controla a movimentação dos músculos reto medial, reto superior, reto inferior, elevador da palpebra superior e oblíquo inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário